-
Arquitetos: Francisco Mangado
- Área: 55400 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Juan Rodríguez
-
Fabricantes: BANDALUX, Composites Gurea, Grúas Pol, Hilti, Humiclima, Industrias Laguna Belvis, Mairata, Mavida Elements, Naumetal, Otis, Parklex Prodema, Puertas Paver, Sika, Sucomaga, Trox
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto entende que trabalhar em um terreno rico e sugestivo a partir de sua dificuldade de geometria e dimensão, como é o caso, é elaborar um novo "traçado" urbano da cidade. A geometria irregular do lote, estreito e extremamente longo, formando uma frente marítima de quase 350 metros, nos aponta mais a uma ideia de limite urbano de grandes dimensões que deve abrigar um projeto significativo com um programa complexo e diverso.
A proposta está orientada para o mar, e esta orientação se resume em uma fachada grossa, de cinco metros de largura, construída recorrendo a técnicas de engenharia naval que - além de evitar a insolação direta do sul - abriga as escadas e comunicações que unem os diferentes espaços e programas. Quando alguém sobe por estas escadas, vê o mar através de grandes superfícies de vidro.
Esta fachada é como uma muralha com um percurso, densa mas também aberta que - em sua espessura, através de espaços ambíguos que não se inserem nem no interior nem no exterior - se confunde com o próprio passeio.
O "alter ego" é constituído pela fachada norte, cuja espessura se forma a partir das funções de serviço. Se conforma assim um desenho duplo em pente, público ao sul, privado ao norte, eficaz em termos funcionais.
No interior estão as diversas salas de congresso e de exposições. Grandes peças, volumetricamente expressivas, com vazios ao redor, sobre as quais se suspendem plataformas e passarelas de acesso para olhar para o exterior.
No pavimento superior, que se comunica com o hotel por meio de uma ponte-passarela que unifica o conjunto, estão localizados os usos mais cotidianos, salas de congresso menores e restaurantes, junto a um grande terraço que, quando visto em perspectiva, pode ser entendido como um prolongamento do mar.